sábado, 30 de outubro de 2010

Vino Nobile di Montepulciano - Avignonesi - 2005

    Originário dos vinhedos próximos à bela cidade de Montepulciano, na Toscana, o Vino Nobile é considerado um dos grandes vinhos italianos. Trata-se de um corte de pelo menos 70% de Prugnolo Gentile (denominação local para a Sangiovese), Canaiolo Nero (entre 10 e 20%) e outras variedades da região, como a Mammolo. Deve passar pelo menos dois anos em barris de carvalho. Não deve ser confundido com o Rosso di Montepulciano, basicamente uma versão mais "light" do Vino Nobile, e nem com o Montepulciano d`Abruzzo.
    A Avignonesi é uma grande vinícola toscana, tradicional e renomada. Já recebeu excelentes notas da mídia especializada, inclusive dois 100 pelo seu Vin Santo de 1990 e 1995, respectivamente pela Wine Spectator e Wine Enthusiast. Notas altíssimas também de Robert Parker e vários "Tre Bicchieri" do Gambero Rosso. O site é excelente, incluindo informações detalhadas sobre os vinhos, www.avignonesi.it. Vale mencionar um interessante projeto denominado "La Vigna Tonda" (o vinhedo redondo). Trata-se de um vinhedo plantado em círculo, a partir de um pinheiro no centro.
    O vinho de hoje recebeu 88 pontos da Wine Advocate e 87 da Wine Spectator. É feito com 85% de Prugnolo Gentile, 10% de Canaiolo Nero e 5% de Mammolo, de vinhedos com dez a vinte anos de idade. Passa dezoito meses em grandes barris de carvalho e outros dezoito em barricas de carvalho francês, chegando ao moderado teor alcoólico de 13%.
    O visual é muito bonito, de um granada muito intenso, opaco. Mesmo já com cinco anos de idade nas costas não há sinais evidentes de evolução, realmente é um vinho que poderia durar mais alguns anos, tranquilamente. O bouquet é uma festa para o olfato. Notas de cerejas, amoras e ameixas achocolatadas se integram perfeitamente a um belo amadeirado, com evidentes notas de eucalipto. Um certo toque de rosas confere um quê adicional de elegância. Na boca é um senhor vinho. Não sei se temos uma boa tradução para o termo em inglês mouthfeel, literalmente, "sensação na boca". É isso que este vinho traz, uma grande densidade de sabores, perfeitamente integrados. Frutas vermelhas em compota, chocolate e alguns toques herbáceos, com taninos presentes mas muitos discretos. Bela persistência. Belíssimo vinho, thought-provoking, daqueles que fazem pensar!! Um VINHÃO, pela bagatela de 13,90 euros!  

P.S.: É interessante notar como a qualidade se mostra em vários níveis. A cápsula metálica que protege a rolha mais parecia uma blindagem nível V. A rolha em si realmente era como um pedaço de árvore, com belos veios. Lindo...  

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative