quinta-feira, 23 de junho de 2011

O Vale de Elqui: Antakari Syrah Reserva - Falernia - 2008

    O Vale de Elqui é uma região situada no norte do Chile, famosa pela produção do Pisco e ainda pouco explorada enologicamente falando. Temos um clima semi-árido, com pouquíssimas chuvas, o que sempre nos remete à presença próxima do Atacama. São duas as principais vinícolas: Cavas del Valle e Falernia.
     O empreendimento foi idealizado por dois italianos, Aldo Olivier Gramola, que já vivia no Vale desde 1951 e o enólogo Giorgio Flessati. Com apenas treze anos de idade, a Falernia conseguiu colocar esta desértica região, distante dos grandes e tradicionais centros produtores chilenos, no mapa do vinho.
    A linha Alta Tierra é o topo da gama. Dentre as opções intermediárias, temos interessantes varietais Viognier e Sangiovese. Hoje provaremos este rótulo Antakari, que parece ser uma linha “de segunda” da casa. Como é de costume em tais casos, o rótulo não aparece no site da empresa e, por conseguinte, não temos maiores informações técnicas. Álcool a 14%.
    Coloração rubi com alguns reflexos granada, bastante translúcida. No nariz, uma bela mistureba de pimenta do reino, noz moscada e frutas negras estilo ameixas passas e amoras. Em boca tem boa presença e corpo, com um forte início de café que se transforma num final frutado de média persistência, bastante agradável. Taninos bem integrados. O álcool por vezes incomoda um pouco, mas não estraga a festa. Um vinho que traz claramente uma qualidade muito superior à da faixa de preço em que se situa, a dos vinte e poucos reais.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative