quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Quando mais barato é melhor: Terra Malbec - Viniterra - 2008

   Sim, é verdade, foram dois Malbecs seguidos, um logo depois do outro, mas como veremos, é por uma boa razão!
   Já experimentamos outros vinhos da Viniterra por aqui: um Torrontés, que agradou, e um outro Malbec da mesma safra, mas da linha superior, completamente dominado pela madeira. Enquanto na linha Select a totalidade do vinho passa de nove a doze meses em madeira, nesta gama Terra, mais básica, apenas 80% da produção estagia seis meses em barris de carvalho americano e francês. Os níveis de álcool permanecem relativamente altos: 14%. Enquanto a gama Select pode ser encontrada por cerca de 29 reais, o Terra não passa dos 20. Os preços são do Supermercado Verdemar.
  Coloração rubi - grená quase completamente opaca. A intensidade visual se confirma no nariz, com fortes e concentradas notas de frutas negras, estilo suco primordial. Ameixa e amoras a toda prova, secundadas pelo tradicional e muito elegante componente de violetas. Uma beleza. Em boca é concentrado, estruturado, tânico e frutado, ainda que simples. Às vezes o álcool incomoda um bocadinho. 
    Uma total surpresa. Um exemplo de como, às vezes, o uso exagerado de madeira pode mascarar completamente o caráter específico da uva, tornando unidimensional e chato um vinho teoricamente superior.
    Creio que este Terra Malbec se daria muito bem numa degustação às cegas. Ainda que em boca lhe falte equilíbrio, finesse e complexidade, por vários momentos se comporta como um vinho de categoria superior, mostrando bela concentração e expressão frutada de qualidade. Recomendado!

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative