sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Um branco que vale a pena conhecer: Muscadet

    O Muscadet é um vinho branco da porção ocidental do Loire, feito com a uva melon de Bourgogne. Ainda fora dos holofotes da grande mídia no Brasil e no mundo, trata-se de um dos bons negócios que ainda estão escondidos por aí, segundo Gary Vaynerchuk. Não encontraremos, provavelmente, as sutilezas de um Sancerre ou o refinamento de um Chablis. Em compensação, os preços são bem menores e graças ao processo de envelhecimento Sur Lie e a melhorias nas técnicas de vinicultura, podemos encontrar boas opções. O vinho de hoje passa pelo chamado Sur Lie, processo que consiste, basicamente, em deixar o vinho em contato prolongado com os restos mortais das leveduras. Além disso, ele provém da sub-região que mais produz Muscadet, Sèvre et Maine. Segundo Karen MacNeil, "Praticamente todos os vinhos Muscadet mais saborosos procedem de Muscadet Sèvre-et-Maine". Interessante!!
     Logo de início podemos perceber a formação de quantidade considerável de borbulhas, resquício do processo Sur Lie. Coloração dourada intensa, com algumas sombras esverdeadas. No nariz é cheio de frutas, principalmente pêra, com um toque cítrico. No fundo, temos algo que lembra um sótão, algo fermentado, talvez também outra reminiscência do Sur Lie. Em boca sentimos de novo as borbulhas, que acompanham um vinho muito refrescante, leve e simples, de ótima acidez e final médio que traz lembranças do fermentado, novamente.
    Ainda que R$ 29,90 não seja exatamente barato, temos aqui um branco interessante, com estilo bastante peculiar. Vale a pena conferir!

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative