quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Um italiano sem meias palavras: Calidio - Valerio Vini - 2008

    A região do Molise costuma ser meio esquecida dentre tantas outras grandes e célebres produtoras de vinho na Itália. Não é fácil conviver com um Piemonte ou uma Toscana no mesmo país. De todo modo, já tivemos a oportunidade de provar por aqui outro representante do Molise, da tradicional Di Majo Norante e destacamos sua intensa personalidade. Como veremos, o vinho de hoje não foge a esse estilo.
    A Valerio Vini é uma das responsáveis pelo (re)surgimento da DOC Pentro, reconhecida há muitos anos, mas sem produção efetiva até 2007. A vinícola, que produz cerca de 70.000 garrafas por ano, se propõe a concretizar o multicitado compromisso entre vanguarda técnica e respeito aos valores tradicionais. O Calidio, um varietal Montepulciano, não passa por madeira e tem teor de álcool a 13,5%.
    Coloração rubi intensa mas ainda bastante translúcida. No nariz, mostra toda a cara de um vinho rústico e agressivo: couro, café, ferrugem, terra, poeira e traços de frutas negras ao fundo. Em boca se destaca pela acidez, tem bom corpo e traz principalmente notas de café e frutas negras, com final curto meio amargo. Álcool e taninos equilibrados.
    Trata-se de um típico italiano de personalidade, sem meias palavras, que não se rendeu às modernidades, não obstante a expressão “vini contemporanei” presente na rolha. Interessante, mas para muitos palatos pode ser por demais diferentão, pela rusticidade sincera. Custou cerca de R$ 28.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative