quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Precisamos de mais brasileiros como este: Salton Volpi - Cabernet Sauvignon - 2009

    Os Volpi da Salton construíram ao longo dos anos sua reputação de vinhos bem feitos e acessíveis. Trata-se de um segmento no qual os brasileiros tem uma certa dificuldade de inserção frente aos argentinos e chilenos. A linha, quanto aos tintos, é composta por um Merlot, um Pinot Noir e um Cabernet Sauvignon, que provamos hoje. Curiosamente, nunca cheguei a ver os outros dois à venda. Trata-se, na verdade, de um interessante corte: 85% Cabernet Sauvignon e o restante dividido igualmente entre Tannat, Merlot e Cabernet Franc. Há estágio de seis meses em barricas de carvalho norte-americano e mais seis meses de descanso em garrafa.
    Visual rubi bem leve e translúcido. No nariz, há agradável expressão frutada, acompanhada por uma clara influência de madeira: dá para sentir frutas negras como cassis e amora e até uma certa baunilha. Em boca é mais discreto, mas não deixa de ser razoavelmente estruturado e saboroso. Persistência curta e álcool controlado.
    Eis aí um bom brasileiro, com atributos para enfrentar os estrangeiros da mesma faixa de preço (cerca de R$ 25).

Vinhos Brasucas disse...

Caro Fábio.
Aqui na minha cidade e região também só se encontra o Volpi cabernet sauvignon,mas,certa vez ,por acaso,encontrei o Volpi merlot num supermercado em Caraguatatuba .Trata-se de um vinho bem superior ao cabernet sauvignon.Se encontrar,não deixe de comprar.
Um abraço.
Parabéns pelo excelente blog!

Fábio Baptista disse...

 Obrigado, vou procurar.

vmlento disse...

Fábio, bom dia!


No meio de tantos blogs recheados de merchand, prefiro os
que escrevem amadora e imparcialmente.


Linkei lá no meu novo diário.


Abc,


Vitor


loucoporvinhos.blogspot.com

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative