domingo, 4 de março de 2012

A fina flor da Aurora: Millésime - Cabernet Sauvignon - 2008

    A Cooperativa Vinícola Aurora é um colosso da vinicultura nacional. Basta dizer que o complexo produtivo, integrado por mais de 1100 famílias, dispõe de um “vinoduto” de 4,5 quilômetros de extensão, para facilitar o envio do vinho entre as unidades, dispensando, assim, o uso de caminhões-pipa. A maior parte da produção é de vinhos simples, geralmente suaves. As marcas Sangue de Boi e Country Wine, por exemplo, fazem parte do portfólio da Aurora. Mas nem tudo é vinho de mesa por lá. Este Cabernet Sauvignon Millésime é o topo da casa, elaborado apenas em anos supostamente excepcionais. A safra 2008 é a quinta edição. As outras foram em 1991, 1999, 2004 e 2005. O vinho passa por estágio de dez meses em carvalho francês e americano, seguido por descanso em garrafa de um ano. A expectativa por prová-lo era grande, já que sempre ouvi comentários elogiosos a seu respeito. Custou por volta de R$40.
    Visual de um rubi bem intenso, mas já com algumas nuances de ocre, denotando certa evolução, o que é interessante num vinho de apenas quatro anos. No nariz, é contido e fechado, mais para o estilo velho mundo, com frutas secas, ferrugem e couro. Em boca, mostra pouco corpo, pouca substância, é passageiro, discreto e magro. Lembra uma folha em branco. Não se comporta como um vinho de categoria superior.
    É triste, mas a vida enológica também é feita de decepções. Às vezes esperamos certa coisa de um vinho e ela simplesmente não está lá. A experiência degustativa, por mais objetivos e precisos que tentemos ser, é carregada de subjetividade. Talvez seja uma garrafa ruim, um dia inadequado, alguma confluência astrológica negativa,  mas o fato é que o objetivo, aqui, é relatar minhas experiências. E essa não foi boa. O RAR da Miolo, por exemplo, é um brasileiro da mesma faixa de preço e incomparavelmente melhor.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative