quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Primitivo, um tesouro por descobrir: Triusco - Rivera - 2007

    Tenho uma quedinha especial pela Primitivo. Normalmente ela dá origem a vinhos potentes e cheios de caráter e, por ser uma variedade ainda pouco divulgada e não integrar nenhuma DOC particularmente famosa, tem preços convidativos. O sul da Itália, casa da Primitivo, é região que merece ser explorada, tanto pelos tintos quanto pela grande variedade de ótimos brancos.
    O Primitivo de hoje foi elaborado pela Rivera, tradicional vinícola da Puglia, e consiste na junção de uvas elaboradas em duas regiões: Manduria (60%) e Gioia del Colle (40%). Há estágio de seis a oito meses em barricas de carvalho francês e mais seis meses de descanso em garrafa antes de sair para o mercado. A safra 2007 levou 90 pontos de Robert Parker.
    Coloração rubi muito intensa, com discretos sinais de evolução nas bordas. Logo de início, um petardo de frutas negras em compota atingem seu nariz. Amoras, mirtilos e ameixas reunidas em um suco primordial ainda demonstram impressionante vitalidade. Logo após, surgem alguns toques especiados, lembrando pimenta do reino e louro. Muito agradável. Em boca é redondo e macio, bem mais tranquilo do que primitivos mais jovens. Há um agradável final médio frutado/esfumaçado. Uma excelente compra por cerca de R$ 35.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative