domingo, 8 de dezembro de 2013

Syrah para esquentar a alma: Domaine de La Baume - La Jeunesse - 2012

    A região de Languedoc, no sul da França, antigamente criticada pelos volumes estratosféricos de produção, guarda infindáveis tesouros para o enoentusiasta. Longe dos preços proibitivos das AOCs mais badaladas e reconhecidas, milhares de bons vinhos estão aguardando para serem descobertos pelo grande público. Lá, a Syrah é uma das estrelas principais, geralmente produzindo vinhos poderosos e expansivos, bons para esquentar o espírito em climas mais frios. O Domaine de La Baume, fundado há cerca de dois séculos, é, hoje, depois de passar pelas mãos dos australianos da Hardy`s, um grande complexo turístico-enológico controlado pelo grupo francês Grands Chais de France. Vejamos como se sai o Syrah feito por eles.   
    Antes de mais, uma nota curiosa: esta talvez tenha sido a garrafa mais pesada que já passou por minhas mãos nos últimos anos. Interessante foi perceber que o produtor não deu a mesma importância à rolha, feita de aglomerado de cortiça. Enfim.
    Coloração rubi densa e escura, impenetrável. No nariz, muita fruta: amoras e ameixas explosivas por todos os lados. Agradáveis toques especiados de louro e pimenta preta também aparecem. Em boca é um pouco menos exuberante, trazendo corpo muito pesado e um pouco monótono (frutas e nada mais), com alguma sobra de álcool. No geral, um vinho agradável, uma boa proposta de Syrah, com toda a fidelidade ao estilo próprio da uva.

Deixe seu comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Top Web Hosting | manhattan lasik | websites for accountants
Google Analytics Alternative